terça-feira, 31 de março de 2009

Educação e Tecnologia


Concordo com o Dr. Ladslaw Dowbor quando ele diz que: “....é necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articulado os diversos espaços do conhecimento” (Dowbor, L., 2001)

Na verdade, se não oportunizarmos aos nossos alunos o uso das novas tecnologias, a família o fará. Devemos fazer a tecnologia servir à educação, e não o contrário.
As ferramentas tecnológicas fazem parte das nossas vidas hoje e não temos mais como nos desvicularmos delas, portanto por que não transformá-las em aliadas ao invés de as termos como vilãs que são capazes de destruir a infância de uma criança?
As crianças precisam sim ter acesso às possibilidades oferecidas pela tecnologia, mas de uma forma organizada e orientada para que possa levá-la a um verdadeiro aprendizado. O uso descontrolado dessa tecnologia pode ser sim um grande vilão, afinal tudo em excesso faz mal, cabe à escola também conduzir as crianças quanto a a esse uso. A tecnologia não pode substituir as relações pessoais como o convívio com amigos e familiares, pois isso faz parte do aprendizado e não deve ser esquecido.
Não temos como negar que a tecnologia é uma grande ferramenta pedagógica, uma vez que coloca à disposição do aluno um universo de possibilidades muito além do que se é possível utilizando somente os meios arcaicos como quadro, giz, etc.
Tenho a tecnologia como uma aliada à minha prática educativa e a utilizo sem medo, pois tornam minhas aulas mais prazerosas e dinâmicas.

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