Nome do projeto: Consciência Negra
Duração: 05 dias
Público-alvo: Ensino Fundamenta Inicial
Áreas do conhecimento envolvidas: História – Organização e lutas de grupos sociais e étnicos; Artes; Língua Portuguesa;
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Levantar informações acerca do conhecimento do aluno em relação a formação do povo brasileiro através do questinamento: Por que será que na nossa sala de aula existem crianças com diferentes características? ( cor da pele, tipos de cabelo, lábios,nariz etc ).
Objetivos:
Ter consciência do que é ser negro.
Conhecer e reconhecer o papel do negro na construção da história da humanidade.
Conhecer as várias etnias que influenciaram na formação do povo brasileiro.
Valorizar o negro e do afro-descendente nesta sociedade racista e excludente.
Conhecer e reconhecer o papel do negro na construção da história da humanidade.
Conhecer as várias etnias que influenciaram na formação do povo brasileiro.
Valorizar o negro e do afro-descendente nesta sociedade racista e excludente.
Estratégias e recursos da aula
Construção de painel : “Como eu me percebo”
Utilização do laboratório de informática.
Atividades em pequenos grupos em sala de aula.
Observação do quadro Tarsila do Amaral
Síntese:
Ao escolher e analisar esse projeto destaco a importância da interdisciplinaridade, o envolvimento de diferentes áreas do conhecimento , e a diversidade das atividades trabalhadas durante a execução do projeto que facilita a integração dessas áreas proporcionando um aprendizado contextualizado e que valoriza aspectos pessoais e sociais da cultura dos educandos. Também ressalto a importância do trabalho em grupo e da utilização das tecnologias, no caso o computador como ferramenta pedagógica e o apoio do Orientador Tecnológico como facilitador e mediador da utilização desse recurso. Não esquecendo a produção do gênero textual quadrinhos, como forma lúdica de contextualizar o aprendizado. O trabalho de apreciação de uma tela também proporciona o desenvolvimento de um olhar crítico por parte dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário